terça-feira, 20 de novembro de 2007

CRITÉRIOS PARA A FORMULAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOLÓGICA

Qualquer desiderato heurístico e investigativo em Ciências Sociais e no caso vertente da Sociologia exige a priori a formulação de uma questão inicial e guia com criteriosidade e rigorosidade. A questão inicial opera como o fio condutor da análise sociológica traçando o devido desdobramento teórico-conceptual e empírico a ser seguido na operacionalização do problema diagnosticado.
A definição e delimitação da questão inicial é extremamente central e decisiva para que o estudo sociológico aspire e amanhe a resultados medotologicamente aceitáveis e funcionais. Através desta, o investigador procura expressar precisamente o que pretende estudar, saber, elucidar, compreender, explicar e etc. O que outorga-me a conjecturar que um trabalho ineficaz nesta fase poderá deter um máximo de probabilidade para comprometer a idoneadade e legitimidade científica da leitura e análise sociológica em causa.
Ora, como superar a iminência desta dificuldade? Esta é uma questão clássica das Ciências Sociais em geral e da Sociologia em particular e que nela sempre esteve imanente na sua luta pela legitimação científica.
O repto primordial desta problemática reside na imperatividade de o investigador ser vigilante a todo instante despindo-se de toda a moldura de ideias pré-concebidas por si imbuída, dado que o pesquisador é em simultâneo o sujeito da constituição do saber e objecto ou matéria da análise sociológica. Este exercício obriga-no a ser peremptoriamente fiel e casto aos procedimentos teórico-metodológicos por ele apregoados, por um lado, e a definir criteriosamente os problemas que o apoquentam na sua leitura e análise sociológica, por outro.
Nesse sentido, para que a formulação de uma questão sociológica logre a sua operacionalidade é necessário que ela observe a alguns parâmetros e critérios, nomeadamente:
1. A Clareza - este é conferido pelo grau de precisão e concisão que a pergunta reunir; Quais são os factrores socioculturais que justificam a alta taxa de prevalência de HIV/SIDA na província de Sofala no ano de 2004? Como se pode depreender a pergunta procurou ao máximo evitar ambiguidades clarificando a natureza das suas variáveis e a sua respectiva delimitação espacio-temporal;
2. A Exequibilidade - radica da condição de a pergunta poder ser realista considerando a sua capacidade de materialização mediante os recursos pessoais, materiais e técnicos disponíveis. Uma boa pergunta seria; Que factores socioculturais concorrem para o elavado índice de linchamentos no Bairro T3 do Munícipio da Matola entre os anos 2006 e 2007? Esta pergunta é exequível na medida em que foi escrupulosamente delimitada sob o prisma da dimensão espacio-temporal, o que a condiciona uma operacionalição sem empecilhos de ordem material e técnica de vulto.
3. A Pertinência - concerne a necessidade de a perguntar ser verdadeira, de ordem explicativa e compreensiva, sem intenções filosóficas e morais e reportar-se ao que existe ou existiu e não ao futuro; Um exemplo ilustrativo da aplicação deste critério seria: Quais as motivações sociais que justificam a maior afluência das raparigas aos bares e barracas na cidade da Matola de 2006 a 2007? A pergunta partiu da constatação de um fenómeno social recorrente que se observa num determinado contexto de tempo e espaço sem avançar absolutamente nenhuma ideia pueril da sua ocorrência, mas pelo contrário, procurando estabelecer mecanismos para melhor estuda-lo e interpretá-lo.
É portanto, do relacionamento meticuloso e permanente entre o investigador e os três precedentes critérios que o sonho de empreender uma leitura e análise sociológica poderá tornar-se factível. Todavia, reparem sempre o detalhe da relevância sociológica da pergunta que não deve nem pestanejando ser descurado. Alguns conotarão esta forma de visualizar os fenómenos como um caminho aberto ao Sociologismo. O que importa discernir e reter nas três perguntas anteriores levantadas na sequência da descontrução dos critérios de formulação de uma questão sociológica é a sua capacidade de se poderem referir às variáveis e agrupamentos sociais com uma significância sociológica.
Em última análise, pelo que ficou dito anteriormente podemos asseverar categoricamente que a formulação de uma questão sociológica assenta no seguinte tripé:
1. A fidelidade aos critérios ou parâmetros da formulação de uma pergunta;
2.A observância e operacionalização dos procedimentos teórico-metodológicos rigorosamente estabelecidos; e
3.A detenção por esta de uma relevância sociológica.

Sem comentários: