quarta-feira, 21 de novembro de 2007

RECENSEAMENTO ELEITORAL

Não obstante as atribulações e vicissitudes que foi conhecendo o processo do Recenseamento Eleitoral, algumas das quais já superadas, chega-nos agora a confirmação da sua prorrogação até o mês Março de 2008. Enfim, era absolutamente prevísivel considerando todos os constrangimentos por que atravessou sem relegar o próprio adiamento das eleições provinciais para uma data a anunciar. Uma advertência pontual a fazer a CNE e STAE, é da necessidade de tomarem a peito as queixas de ordem técnica e material que tem vindo a ser levantadas pelas populações em pleno gozo do direito de votarem e serem votadas.
Bem haja esta sensibilidade!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

PASSAGEM DE TESTEMUNHO

Há dias visitei na sequência de um trabalho de campo alguns dos tão apregoados e idolatrados Pólos de Desenvolvimento pelos decisores e protagonistas da ordem governativa vigente. Passei nomeadamente por Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chókwè, Macia e Xai-Xai. Foi deveras uma visita de trabalho memorável em que uma vez mais pude manter o contacto directo com a natureza e, sobretudo, com o país real. Como podem calcular os mais videntes e advinhos estou abarrotado de retractos interessantes para convosco partilhar e aos visados será mais uma ocasião para anotarem um T.P.C.; Aliás, deixem-me realçar que os ditos "Pólos de Desenvolvimento" são por excelência autênticos locus físico-naturais e sócio-culturais virgens e férteis para se explorarem e estudarem de forma racional e sustentável. Dai que coloco-vos este desafio. Nesta breve ladainha auguro arrolar os momentos essencialmente pedagógicos desta aventura ao distrito trazendo algumas lições negativas e positivas do seu status quo numa lógica dialéctica da explanação de ideias. Devo referir, que a zona norte da Província de Gaza em geral tem a peculiaridade geográfica de fazer fronteira com alguns paises vizinhos são eles a Africa do Sul e o Zimbabwe. Indo para o âmago da minha proposta de ladainha, permitam-me, por um lado, passar-vos o testemunho do registo de algumas mazelas sócio-humanitárias que marcaram-me negativamente, discriminadamente: 1. A dura e real situação caracterizada pela nudez, fome, seca e a sintomática falta de aguá; 2. A insuficiência de infra-estruturas básicas para a sobrevivência destas populações, falo de unidades sanitárias, escolas desde o nível primário ao secundário e o ensino técnico, infra-estruturas para o comércio, desportivas e recreativas, etc; 3. A subalternização da rapariga e sua baixa escolarização;
4. A imensidão das riquezas naturais e humanas sub-aproveitadas;
5. O isolamento quase que perfeito de toda a zona da província de Gaza do resto do País derivado da falta de meios de comunicações e de transportes;
6. O fornecimento deficiente da corrente eléctrica com recursos a pequenos geradores de energia e painéis solares;
7. O elevado índice de analfabetismo dos jovens, a sua elevada vulnerabilidade ao HIV/SIDA e a outras doenças infecto-contagiosas como a malária, diarreias, cólera, etc;
8. O fraco nível de associativismo particularmente o juvenil;
9. O fraco nível de relacionamento entre os jovens e o Conselho Consultivo Distrital;
10. O fraco acesso dos jovens ao Fundo de Investimento do Distrito;
11. A degradação e precariedade das habitações e de algumas infra-estruturas públicas e privadas;
12. As cicatrizes e sequelas da humilhação física e psicológica decorrentes das guerras sucessivas que nestas se travaram.
Como pudestes aferir a partir deste testemunho por mim apresentado, há ainda muito que desbravar e, nesse sentido, não hajam esforços a medir, cada uma das forças sociais e órgãos governativos que anote a sua parte do TPC e arregace as mangas e vamos com a massa na mão.Há de facto trabalho para todos nos Pólos de Desenvolvimento, todos são chamados os Senhores(as) Paulo, Aires, Fernando, António, Esperança, José, Felício, Helena, Machungo, Cuambe, Simão, Daniel, Hermenegildo, Muhate, Chang, Auiba, Victória, Lucas, Namburete, Matabele, Graça, eu, você, nós e etc.
Por outro lado e, para romper com o tom pessimista com que vinha testemunhando, aceitem comigo partilhar as lições positivas por mim apreendidas na breve convivência com o distrito, designadamente:
1. A forte solidariedade e coesão social que se processa no seio das comunidades;
2. As riquezas naturais e intactas, o ar puro, o verde arbóreo, a flora, o contacto com os animais de todas espécies;
3. O poder impressionante que as crenças, hábitos e costumes mágico-religiosos exercem sobre os membros agregados às comunidades;
4. A riqueza histórico-cultural detidas por estas comunidades;
5. Capacidade e imaginação da mulher de poder forjar estratégias para a sobrevivência das suas famílias;
6. A forma proactiva e empenhada como os jovens se soerguem da pacatez e apatia do distrito contribuindo activamente para o seu desenvolvimento social, cultural e económico;
7. A forma pujante, engajada e determinada como as comunidades estão envolvidas no processo da sua reconstrução social, cultural, política e económica;
8. O seu elevado potencial turístico.
Com efeito, a questão primordial deste mero e descritivo exercício da passagem de testemunho do distrito é podermos visualizar mesmo que virtualmente na senda da abordagem da acção governativa dominante e vigente que aspectos estão sendo bem encaminhados e potenciá-los, bem como, extraírmos os aspectos morribundos e ruidosos e que certamente emperram o desenvolvimento local para melhor aprimorarmos a nossa capacidade de remoção dos mesmos e a subsequente planificação de uma intervenção mais correcta e profícua.
Enfim, encerro a ladainha sugerindo-vos a escolha dos Pólos de Desenvolvimento como ponto de chegada para trabalho, empreendimento, lazer, descanso, reflexão, etc. Creiam que se assim procedermos marcaremos alguns passos gigantescos e consentâneos ao seu progresso sócio-económico.

CRITÉRIOS PARA A FORMULAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOLÓGICA

Qualquer desiderato heurístico e investigativo em Ciências Sociais e no caso vertente da Sociologia exige a priori a formulação de uma questão inicial e guia com criteriosidade e rigorosidade. A questão inicial opera como o fio condutor da análise sociológica traçando o devido desdobramento teórico-conceptual e empírico a ser seguido na operacionalização do problema diagnosticado.
A definição e delimitação da questão inicial é extremamente central e decisiva para que o estudo sociológico aspire e amanhe a resultados medotologicamente aceitáveis e funcionais. Através desta, o investigador procura expressar precisamente o que pretende estudar, saber, elucidar, compreender, explicar e etc. O que outorga-me a conjecturar que um trabalho ineficaz nesta fase poderá deter um máximo de probabilidade para comprometer a idoneadade e legitimidade científica da leitura e análise sociológica em causa.
Ora, como superar a iminência desta dificuldade? Esta é uma questão clássica das Ciências Sociais em geral e da Sociologia em particular e que nela sempre esteve imanente na sua luta pela legitimação científica.
O repto primordial desta problemática reside na imperatividade de o investigador ser vigilante a todo instante despindo-se de toda a moldura de ideias pré-concebidas por si imbuída, dado que o pesquisador é em simultâneo o sujeito da constituição do saber e objecto ou matéria da análise sociológica. Este exercício obriga-no a ser peremptoriamente fiel e casto aos procedimentos teórico-metodológicos por ele apregoados, por um lado, e a definir criteriosamente os problemas que o apoquentam na sua leitura e análise sociológica, por outro.
Nesse sentido, para que a formulação de uma questão sociológica logre a sua operacionalidade é necessário que ela observe a alguns parâmetros e critérios, nomeadamente:
1. A Clareza - este é conferido pelo grau de precisão e concisão que a pergunta reunir; Quais são os factrores socioculturais que justificam a alta taxa de prevalência de HIV/SIDA na província de Sofala no ano de 2004? Como se pode depreender a pergunta procurou ao máximo evitar ambiguidades clarificando a natureza das suas variáveis e a sua respectiva delimitação espacio-temporal;
2. A Exequibilidade - radica da condição de a pergunta poder ser realista considerando a sua capacidade de materialização mediante os recursos pessoais, materiais e técnicos disponíveis. Uma boa pergunta seria; Que factores socioculturais concorrem para o elavado índice de linchamentos no Bairro T3 do Munícipio da Matola entre os anos 2006 e 2007? Esta pergunta é exequível na medida em que foi escrupulosamente delimitada sob o prisma da dimensão espacio-temporal, o que a condiciona uma operacionalição sem empecilhos de ordem material e técnica de vulto.
3. A Pertinência - concerne a necessidade de a perguntar ser verdadeira, de ordem explicativa e compreensiva, sem intenções filosóficas e morais e reportar-se ao que existe ou existiu e não ao futuro; Um exemplo ilustrativo da aplicação deste critério seria: Quais as motivações sociais que justificam a maior afluência das raparigas aos bares e barracas na cidade da Matola de 2006 a 2007? A pergunta partiu da constatação de um fenómeno social recorrente que se observa num determinado contexto de tempo e espaço sem avançar absolutamente nenhuma ideia pueril da sua ocorrência, mas pelo contrário, procurando estabelecer mecanismos para melhor estuda-lo e interpretá-lo.
É portanto, do relacionamento meticuloso e permanente entre o investigador e os três precedentes critérios que o sonho de empreender uma leitura e análise sociológica poderá tornar-se factível. Todavia, reparem sempre o detalhe da relevância sociológica da pergunta que não deve nem pestanejando ser descurado. Alguns conotarão esta forma de visualizar os fenómenos como um caminho aberto ao Sociologismo. O que importa discernir e reter nas três perguntas anteriores levantadas na sequência da descontrução dos critérios de formulação de uma questão sociológica é a sua capacidade de se poderem referir às variáveis e agrupamentos sociais com uma significância sociológica.
Em última análise, pelo que ficou dito anteriormente podemos asseverar categoricamente que a formulação de uma questão sociológica assenta no seguinte tripé:
1. A fidelidade aos critérios ou parâmetros da formulação de uma pergunta;
2.A observância e operacionalização dos procedimentos teórico-metodológicos rigorosamente estabelecidos; e
3.A detenção por esta de uma relevância sociológica.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

MOÇAMBOLA HOI!!!

O Costa do Sol acabou de se sagrar campeão do Moçambola pela nona vez na história do futebol nacional. Parabéns a todos os intervenientes e fazedores directos e indirectos desta epopeia. Foi inquestionavelmente uma vitória meritória deste clube que fez uma excelente campanha futebolística. Parabéns e bem haja o Costa do Sol!